No dia 20 de março fomos à Quinta Pedagógica de Portimão. Partimos da escola às 9.30h e fomos transportados num autocarro da Câmara Municipal.
Ao chegarmos lá fomos recebidos pela Cátia e pelo Ricardo que foram os nossos guias.
Em primeiro lugar fomos lanchar, a seguir guardámos as mochilas numa sala de atividades e logo aí vimos três coelhos e um hamster que estava escondido na sua gaiola.
Durante a visita pudemos observar animais e plantas. As plantas que vimos foram: cipreste comum, medronheiro, plátano, amendoeira, limoeiro, laranjeira doce, pinheiro, marmeleiro, morangueiro, ginjeira, videira, ervilhas, alho francês e araucária. Havia, ainda, a zona da horta e do pomar. Os animais vistos foram: faisão dourado, faisoa, as vacas Andorinha e Marota, os cães Pedras e Solita, porca, os cães de terapia Coco e Tuca, as ovelhas e um borrego que tinha nascido no dia anterior, estas ovelhas são conhecidas como Charruas Algarvias; vimos, também, coelhos, rolas (uma delas estava no ninho a chocar os ovos), pavão, pavoas, pombos, cabras, bode, cabritos, patacas, galos, galinhas, codornizes, galinhas da índia, porquinho-da-índia, patos, cágados, cavalos, póneis e burros.
Ao longo da visita alimentámos as vacas, a porca e os burros com ração.
O animal mais antigo da quinta é o burro Joaquim Manel e tem 30 anos. Também entrámos na cavalariça.
Depois fomos lavar as mãos para fazermos o pão com chouriço. Começámos por juntar fermento, sal e água à farinha. Amassámos e fizemos uma bola. Como a massa tinha de levedar, usámos a massa feita pela padeira, uns colocaram chouriço e outros não.
Enquanto o pão estava no forno, lavámos novamente as mãos para fazermos a atividade da sementeira. Colocámos terra num vaso e três sementes de girassol, por fim, regámos.
Quando a visita terminou, recebemos os pães, os vasos e brincámos até o autocarro chegar.
Foi uma manhã bem passada e aprendemos algumas coisas.
Sem comentários:
Enviar um comentário